Parabéns a você que está lendo esta pasta, que o seu dia seja maravilhoso, percebe! Esta é uma beleza criada por Deus, sou uma pessoa de bem com a vida, olho para as belezas e não para as dificuldades, Olha as barreiras existem mas não me detém, sou filha do Criador...
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Atribuições do Orientador Educacional na Escola
ATRIBUIÇÕES DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
-Mobilizar a escola, a família e a criança para a investigação coletiva da realidade na qual todos estão inseridos.
-Cooperar com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando-o na tarefa de compreender o comportamento das classes e dos alunos em particular.
-Manter os professores informados quanto as atitudes do SOE junto aos alunos, principalmente quando esta atitude tiver sido solicitada pelo professor.
-Esclarecer a família às finalidades e funcionamento do SOE.
-Atrair os pais para a escola a fim de que nela participem como força viva e ativa.
-Desenvolver trabalhos de integração: pais X escola, professores X pais e pais X filhos.
-Pressupor que a educação não é maturação espontânea, mas intervenção direta ou indireta que possibilita a conquista da disciplina intelectual e moral.
-Trabalhar preventivamente em relação a situações e dificuldades, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do educando.
-Organizar dados referentes aos alunos – procurar captar a confiança e cooperação dos educandos, ouvindo-os com paciência e atenção.
-Ser firme quando necessário, sem intimidação, criando um clima de cooperação na escola.
-Desenvolver atividades de hábitos de estudo e organização.
-Tratar de assuntos atuais e de interesse dos alunos fazendo integração junto às diversas disciplinas.
OFERECER SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES QUANTO A:
-Coleta e registro de dados de alunos através de observações, questionários, entrevistas, reuniões de alunos, reuniões com pais, etc.
-Desenvolver um trabalho de prevenção.
-Estudo sobre o rendimento dos alunos e tarefas educativas conjuntas que levem ao alcance dos objetivos comuns.
-Sugerir direção na realização de estudos por profissionais especializados a pais, alunos e professores.
-Avaliação dos resultados do processo ensino-aprendizagem, adequando-os aos objetivos educacionais, assessorando e decidindo junto com o professor e Conselho de Classe os casos de aprovação e reprovação dos alunos.
JUNTO AS FAMILIAS DOS ALUNOS:
-Entrevista com os pais para troca de dados e informações acerca do aluno.
-Propiciar aos pais o conhecimento de características do processo de desenvolvimento; psicológico da criança, bem como de suas necessidades e condicionamentos sociais.
-Refletir com os pais o desempenho de seus filhos na escola e fornecer as observações sobre a integração social do aluno na escola, verificando variáveis externas que estejam interferindo no comportamento do aluno para estudar diretrizes comuns a serem adotadas.
-A orientação familiar se fará através de reuniões individuais com os pais, em pequenos grupos e nas reuniões bimestrais programadas constantes do Calendário Escolar.
JUNTO AOS ALUNOS:
-Atendimentos individuais, sempre que for necessário para análise e reflexão dos problemas encontrados em situações de classe, recreios, desempenho escolar, pontualidade, cuidado com material de uso comum, relacionamento com os colegas de classes e outros alunos do colégio, respeitando aos professores e funcionários.
-Atendimentos grupais sempre que for necessário para reflexão de problemas citados acima ocorridas em situações de grupo.
-Esclarecer quanto a regras e/ou normas, regimento no que diz respeito ao cumprimento das normas do colégio.
-Mobilizar a escola, a família e a criança para a investigação coletiva da realidade na qual todos estão inseridos.
-Cooperar com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando-o na tarefa de compreender o comportamento das classes e dos alunos em particular.
-Manter os professores informados quanto as atitudes do SOE junto aos alunos, principalmente quando esta atitude tiver sido solicitada pelo professor.
-Esclarecer a família às finalidades e funcionamento do SOE.
-Atrair os pais para a escola a fim de que nela participem como força viva e ativa.
-Desenvolver trabalhos de integração: pais X escola, professores X pais e pais X filhos.
-Pressupor que a educação não é maturação espontânea, mas intervenção direta ou indireta que possibilita a conquista da disciplina intelectual e moral.
-Trabalhar preventivamente em relação a situações e dificuldades, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do educando.
-Organizar dados referentes aos alunos – procurar captar a confiança e cooperação dos educandos, ouvindo-os com paciência e atenção.
-Ser firme quando necessário, sem intimidação, criando um clima de cooperação na escola.
-Desenvolver atividades de hábitos de estudo e organização.
-Tratar de assuntos atuais e de interesse dos alunos fazendo integração junto às diversas disciplinas.
OFERECER SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES QUANTO A:
-Coleta e registro de dados de alunos através de observações, questionários, entrevistas, reuniões de alunos, reuniões com pais, etc.
-Desenvolver um trabalho de prevenção.
-Estudo sobre o rendimento dos alunos e tarefas educativas conjuntas que levem ao alcance dos objetivos comuns.
-Sugerir direção na realização de estudos por profissionais especializados a pais, alunos e professores.
-Avaliação dos resultados do processo ensino-aprendizagem, adequando-os aos objetivos educacionais, assessorando e decidindo junto com o professor e Conselho de Classe os casos de aprovação e reprovação dos alunos.
JUNTO AS FAMILIAS DOS ALUNOS:
-Entrevista com os pais para troca de dados e informações acerca do aluno.
-Propiciar aos pais o conhecimento de características do processo de desenvolvimento; psicológico da criança, bem como de suas necessidades e condicionamentos sociais.
-Refletir com os pais o desempenho de seus filhos na escola e fornecer as observações sobre a integração social do aluno na escola, verificando variáveis externas que estejam interferindo no comportamento do aluno para estudar diretrizes comuns a serem adotadas.
-A orientação familiar se fará através de reuniões individuais com os pais, em pequenos grupos e nas reuniões bimestrais programadas constantes do Calendário Escolar.
JUNTO AOS ALUNOS:
-Atendimentos individuais, sempre que for necessário para análise e reflexão dos problemas encontrados em situações de classe, recreios, desempenho escolar, pontualidade, cuidado com material de uso comum, relacionamento com os colegas de classes e outros alunos do colégio, respeitando aos professores e funcionários.
-Atendimentos grupais sempre que for necessário para reflexão de problemas citados acima ocorridas em situações de grupo.
-Esclarecer quanto a regras e/ou normas, regimento no que diz respeito ao cumprimento das normas do colégio.
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