terça-feira, 11 de maio de 2010

Atividade 3 - conhecendo as tecnologias da escola

Quem sou como professor e aprendiz ?

Diante de toda essa indagação, vejo que o papel do educador é o de Intermediar o conhecimento do aluno, construindo o conhecimento, atitudes, comportamentos e habilidades, tendo uma grande responsabilidade diante da sociedade.
Devemos ser flexível, receptivo, crítico e inovando. Pesquisando novos caminhos, novos paradigmas que favoreçam a aprendizagem.
O papel do professor educador é o de desenvolver preceitos como mediador do conhecimento, observo que deixam falhas em alguns momentos, porém tento sempre buscar melhorar e sanar essas falhas.
E as tecnologias ampliarão nossos conhecimentos, tanto em relação aos educandos e educadores. Dentro das minhas ações pedagógicas, oportunizo os meus alunos a pesquisa nos acervos tecnológicos procurando diversificar as aulas utilizando técnicas variadas recursos audiovisuais.
Os nossos educandos se sentem a vontade para questionamentos e sugerir atividades propostas realizadas com prazer e sempre que possível aplicar dinâmicas favorecendo assim a interação entre os educandos educadores e comunidade.
Considero muito relevante o trabalho em grupo onde trocamos idéias aprimoramos conhecimentos aprendendo a ouvir o outro e a falar no momento certo. À medida que convivo com os alunos, também aprendo muito com eles, seja dentre da minha área de atuação como também pelo lado social.
Realmente devemos ser um profissional que aceita idéias e sugestões, tanto de colegas de profissão quanto dos educandos, pois sei que isso poderá possibilitar a minha maneira de agir enquanto professor e cidadão.
Aprendemos a construir novas competências novas técnicas e novas metodologias do conhecimento, os professores aprendem ao mesmo tempo em que os estudantes e isso não diminuem o valor do professor pelo contrário temos aí uma infindável tarefa a de trocarmos experiências com os colegas, de produzirmos e reformularmos conceitos a de mudar a forma muitas das vezes de ensinar sem medo, sem
preconceito.