terça-feira, 8 de junho de 2010

unidade 2 atividade 4 c - Relatório da aula

Curso: Tecnologia na Educação
Tutora: Deusiram Barros da Silva
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Unidade 4 – Internet, hipertexto e hipermídia.
Atividade – 4 c – Registro de experiência
Conteúdo – Violência na escola
Disciplina: SOE
Conteúdo Trabalhado: Violência na Escola
Público Alvo: 6ºA e B – 7ºs A – B e C
1º ao 5º ano

A disponibilidade de utilizarmos à internet e hipertexto foi ótima, pois nos ajuda a melhorar o trabalho de sala de aula principalmente conhecendo um pouco mais a utilizar os recursos tecnológicos, como portal do professor e outros. E usufruindo da utilização de outros recursos cor certeza melhora as nossas ações dentro da escola.
O Conteúdo que estamos trabalhando é a respeito de violência na escola, as características da violências, como diminuir e até acabar com a violência dentro da escola, a nossa missão é conscientizar com que os alunos percebam a necessidade de cada um fazer sua parte, melhorar o ambiente escolar.
Através destas aulas temos conseguido muitos parceiros, principalmente com os alunos menores, de 1º ao 5ºano, tem sido gratificante pois temos consciência que o resultado não é a curto prazo, porém tem sido maravilhoso esse trabalho e tem sido realizado no CEAAL pela Orientadora Educacional.

unidade 2 atividade 4 plano de aula

Curso: Tecnologia na Educação
Tutora: Deusiram Barros da Silva
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Unidade 2 – Internet, hipertexto e hipermídia.
Atividade – 4 Planejamento de Aula
Conteúdo – Violência na escola
Público Alvo – Ensino Fundamental de 1º ao 9º an
Autor - Liliane dos Guimarães Alvim Nunes

Comentários introdutórios ao/a professor/a:
Professor/a, a violência na atualidade tem atingido as escolas de uma forma devastadora, interferindo diretamente na condição e bem estar dos/as alunos/as e professores/as.Temos clareza de que isso é reflexo da nossa sociedade que não tem conseguido oferecer condições dignas de sobrevivência para toda a população, levando parte dela a buscar, por meio da criminalidade, oportunidades melhores de vida. Por outro lado, não podemos deixar de considerar que existem outras formas de violência na qual as pessoas são manipuladas sem que percebam, contribuindo assim para acirrar a violência presente na sociedade. Nessa aula, professor discutiremos sobre o conceito de violência simbólica (utilizado por Pierre Bourdieu, sociólogo francês) que se refere a mecanismos utilizados pelas pessoas, grupos ou instituições, e que são impostos aos indivíduos como forma de dominação e exclusão social. Conhecer o significado de tal conceito auxilia na compreensão de diversas situações do cotidiano, dentre elas algumas presentes na escola. Assim, essa aula tem o propósito de esclarecer o que é violência simbólica, para que os/as alunos/as possam aprender a identificar indícios de tal violência na sociedade para romper com a mesma. Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas "APRENDENDO A LIDAR COM A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA" e "NEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, NEM VIOLÊNCIA ALGUMA: EU QUERO É PAZ" , publicadas no Portal do Professor para complementar a sua aula.
Atividade 1:
1º Momento:
Professor/a, inicie sua aula escrevendo na lousa o título dessa aula: Violência simbólica: o que é? onde está?
Logo em seguida solicite aos/as alunos/as que reflitam sobre o que está escrito e diga que irão participar de uma brincadeira chamada: tempestade de idéias. Pergunte se já ouviram o termo violência simbólica e onde. Dê abertura aos/as alunos/as para que verbalizem todas as idéias iniciais que vêm a sua mente nesse momento, como numa tempestade de idéias.
2º Momento:
Registre na lousa todas as palavras ou idéias mencionadas pelos/as alunos/as.
3º Momento:
Professor/a, converse com os/as alunos/as sobre as palavras mencionadas por eles/as e promova um debate sobre o tema baseando-se nas afirmações abaixo:
1) Violência Simbólica é uma forma de violência velada.
2) A violência simbólica é utilizada por pessoas ou grupos para dominar e excluir indivíduos.
3) Quando colocamos apelidos nas pessoas estamos praticando violência simbólica.
4) Quando excluímos as pessoas por serem diferentes, ricas ou pobres, negras ou brancas, gordas ou magras, feias ou bonitas, dentre outras características específicas de cada uma, estamos praticando violência simbólica.
5) Quando a mídia (programas de televisão, notícias de jornal e revistas, dentre outros) destaca algumas informações, como por exemplo, valoriza o consumismo desmedido e banaliza situações de pobreza, isso representa violência simbólica.
6) A violência simbólica está nas agressões psicológicas, humilhações e constrangimentos causados aos indivíduos em que a violência em si apresenta-se de forma sutil e camuflada.
4º Momento: Divida a turma em três sub-grupos e solicite aos/as alunos/as que produzam cartazes referentes à violência simbólica praticada por diferentes pessoas em diferentes espaços, a saber:
1) A violência simbólica na relação entre colegas.
2) A violência simbólica na relação entre colegas e professores.
3) A violência simbólica nas regras impostas pela escola.
Para essa atividade, os/as alunos/as deverão retomar as discussões da aula e procurar gravuras que representem a violência simbólica. Após essa etapa os cartazes deverão ser socializados e afixados na sala.
Atividade 2:
Comentário ao/a professor/a: Professor/a é fundamental levar o/a aluno/a a refletir sobre diferentes situações em que há violência simbólica e que não são facilmente percebidas. No “Debate em quadrinhos” Aline Durães cita uma crítica feita por Dioclécio Luz às histórias em quadrinhos de Maurício de Souza alertando para o fato de que as mesmas incitam as crianças a agirem de forma agressiva e a praticarem o bullying. Acesse os sites abaixo e confira tais comentários para subsidiar a realização da próxima atividade:
Debate em quadrinhos, disponível em:
http://www.olharvirtual.ufrj.br/2010/?id_edicao=288&codigo=2
Violência na Turma da Mônica, disponível em:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=578JDB009
1º momento:
Professor/a, exiba o vídeo: “Turma da Mônica em: Era uma vez”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=eDDdO-cR8is

unidade 2 atividade 3 fórum wikipédia

Wikipédia é uma coleção de muitas páginas bastante significativo, rico e interligados, cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que se torna bastante prático e atraente; principalmente para o trabalho diário em sala de aula.
A Wikipédia é uma Biblioteca,todos desejamos, de modo geral, um mundo melhor e que a informação da Wikipédia chegue a diversos lugares de forma que as pessoas possam construir um mundo melhor ao seu redor.

Sugestão: Pesquisa aos alunos do 6º ao 9º sobre meio ambiente e 1º ao 5º ano a respeito de violência, como podemos contribuir para diminuirmos a violência em nossa escola, em nossa região.

unidade 2 atividade 1 O que é hipertexto

Curso: Tecnologia na Educação
Tutora: Deusiram Barros da Silva
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Atividade 1 – O que é hipertexto ?


O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa.
Este sistema global de informação pode incluir não só texto, mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermídia.
A exibição de museus, a apresentação de materiais acadêmicos, os livros eletrônicos, os pacotes educativos, etc. são formas de hipermídia.
De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo, um dos formatos mais usuais para divulgação de documentos formais ou textos originais que exigem certo nível de proteção de escrita, documentos com a extensão.
Também um simples texto digitalizado com qualquer processador de texto pode ser importado para a Internet sem qualquer marca de hipertextualidade, o que acontece com a publicação on-line de dissertações, ensaios, textos de opinião,, obras completas de diferentes literaturas, etc.
Para a textualidade, não há clara diferença entre hipertexto e hipermídia, pois é possível passar com a mesma facilidade de um nível verbal para um nível não verbal. Hoje se comercializam enciclopédias multimídias, por exemplo, que ilustram facilmente este conceito.
O CD-ROM sobre Camões (Porto Editora, 1996), que contém a obra completa do Autor entrelaçada com dados sobre a vida de Camões e a sua época serve de exemplo das potencialidades conceptuais de um hipertexto. Mas uma lista telefônica, por exemplo, não pode entrar na categoria de hipertexto, por não ser possível encontrar uma relação conceptual entre as unidades básicas de informação (neste caso, os números de telefone).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

FAMILIA

O QUE É FAMILIA? QUAL O VALOR DA FAMILIA NA SUA VIDA? VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA DO SER HUMANO? POR QUE A FAMÍLIA É CONSIDERADA BASE?
LEIA ESSE TESTEMUNHO, QUE ME FAZ AMAR O QUE FAÇO, SER ORIENTADORA...
ALGUNS ANOS ATRÁS RECEBI EM MINHA SALA UMA DETERMINADA MULHER QUE FOI CONVOCADA A COMPARECER À ESCOLA E ENTÃO ELA ME FALOU: - PROFESSORA EU NÃO DOU CONTA DE MEUS FILHO! NÃO SEI O QUE FAZER, ELES NÃO ME RESPEITAM, NÃO ME ESCUTAM, SÓ VIVEM NA RUA, EU NÃO DOU MAIS CONTA DELES. E ENTÃO EU FALEI SÓ EXISTE UMA SAIDA PRÁ SENHORA, SÓ EXISTE UMA SAIDA PRÁ SUA FAMÍLIA. VISITE UMA IGREJA, QUE ANUNCIA A PALAVRA VIVA DE CRISTO E ENTÃO QUANDO O PASTOR NO FINAL DO CULTO ESTIVER ORANDO PEÇA ORAÇÃO POR SUA FAMÍLIA E QUANDO CHEGAR EM CASA SENTE OS SEUS FILHOS, PONHA UMA CADEIRA EM FRENTE, SENTE EM FRENTE SEUS FILHOS E FALE PRÁ ELES DE TUDO QUE SENTE... E ENTÃO QUANDO FORES DORMIR AJOELHE PERTO DE SUA CAMA E CONVERSE COM DEUS, FALE PRÁ ELE TUDO, DE SEUS PROBLEMAS, DE SUAS SITUAÇÕES, QUE A SENHORA O QUER QUE ELE-DEUS ENTRE EM SUA CASA E FAÇA MORADA, QUE ORGANIZE A SUA CASA POIS SOZINHA A SENHORA NÃO DÁ CONTA E FALE TUDO...
A SENHORA SAIU DE MINHA SALA (DENOMINADA SALA DO SOE) COM OS OLHOS FIXOS, E FALOU: - EU VOU FAZER TUDO DIREITINHO, NÃO VOU ESQUECER UM ÚNICO DETALHE.
PASSARAM ALGUNS DIAS...
NINGUÉM RECLAMOU DO ALUNO, QUE ESTAVA BRIGANDO, GRITANDO, AGREDINDO ALGUÉM, NADA...
PASSOU MAIS ALGUNS DIAS...
E ENTÃO RECEBI EM MINHA SALA A DITA MULHER, MÃE DAQUELE ALUNO TERRÍVEL QUE OS PROFESSORES NÃO O SUPORTAVAM...

E ENTÃO ELA FALOU, PROFESSORA FRANCISCA POSSO LHE FALAR ALGUNS MINUTOS? E ENTÃO EU FALEI SIM, PODE ENTRAR, SENTAR...

E ENTÃO ELA EM LÁGRIMAS ME DEU UM ABRAÇO E FALOU: - MUITO OBRIGADO A SENHORA ME DEU A RECEITA CERTA...EU CHEGUEI EM CASA, FIZ TUDO DIREITINHO OS CHAMEI E FALEI PRÁ MEUS FILHOS, HOJE NINGUÉM VAI PRÁ RUA, TEMOS UM COMPROMISSO SÉRIO LÁ NA IGREJA DA ESQUINA, E ELES GRITARAM EU NÃO VOU, VOU PRÁ PRAÇA, VOU PARA A CASA DO SEU JOÃO, ETC. E ENTÃO EU FALEI SENTEM AQUI - COLOQUEI UMA CADEIRA EM FRENTE A ELES OLHO NO OLHO E ENTÃO COMECEI A FALAR DE DESDE O MOMENTO QUE OS TIVE, E QUANDO ACABEI DE CONTAR, DE FALAR DE TODOS OS MEUS SENTIMENTOS, ELES CHORARAM E FALARAM MÃE NÓS VAMOS COM A SENHORA PRÁ IGREJA NA ESQUINA...

... FOMOS PARA A IGREJA E QUANDO VOLTAMOS FOMOS DORMIR E ENTÃO AJOELHEI PERTO DE MEU COLCHÃO CONTEI TUDO PRÁ DEUS... DEUS ME PERDOE EU NEM SEI FALAR, MAS A PROFESSORA DISSE QUE ERA ASSIM E EU CHOREI MUITO, MUITO MESMO, E QUANDO ACORDEI CEDO 6:00 HORAS DA MANHÃ TINHA PERTINHO DA MINHA PORTA MUITAS COMPRAS, MAS MUITAS MESMO, E MEU FILHO MAIS VELHO DE APENAS 10 ANOS ME FALOU MÃE SABE AQUELE DIA QUE FOMOS NA IGREJA, APARTIR DAQUELE DIA EU LHE DIGO EU ME SINTO DIFERENTE... E ENTÃO A MÃE FALOU: - PROFESSORA HOJE EU LHE DIGO A MINHA FAMÍLIA ESTÁ DIFERENTE, VIVEMOS DE FORMA DIFERENTE, EU RESPEITO MEUS FILHOS E ELES ME RESPEITAM, ESTOU FELIZ...

ESTA É UMA HISTÓRIA VERDADEIRA, REAL QUE ACONTECEU COM UMA MÃE DE UM ALUNO A ALGUNS ANOS ATRÁS, NA MINHA VIDA DE ORIENTADORA EDUCACIONAL.

PARA VOCÊ PENSAR E REFLETIR
...