quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Unidade IV atividade - 3 Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Data: 15/09/2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

O desenvolvimento de aulas através de projetos tem maior aprendizagem, pois são planejadas conforme a real necessidade do aluno. As aulas no Laboratório de Informática são mais interessantes para todos os educandos, pois além de oferecer um leque de informações leva os alunos a interagir um com os outros e proporciona uma visão atual exigida pela sociedade.
A escola deve se reestruturar, capacitando sua equipe de educadores para o uso das tecnologias no desenvolvimento das atividades docentes em sala de aula. As aulas com projetos podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas do currículo.
No caso de trabalhar o gênero notícias, no momento da análise e socialização, o aluno viaja, calcula, emociona-se e assim assimila com maior facilidade, pois está diante de um recurso tecnológico atraente e inovador, facilitando o desenvolvimento das habilidades propostas saindo da rotina da sala de aula.
Currículo é o conjunto de disciplinas oferecidas de forma relacionada entre si. O uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem leva o aluno a interagir com os outros alunos e com a realidade da sociedade exigente e competitiva.
As tecnologias podem ser integradas ao currículo no desenvolvimento de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio do século XXI.
A escola deve trabalhar projetos que venham de encontro com a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o mesmo poderá interagir nas diversas áreas do conhecimento.
Os educadores devem oferecer a seus educandos aulas diferentes, onde a necessidade dos alunos é o foco principal, e o processo ensino-aprendizagem, está diante de mudanças na metodologia de ensinarXaprender.

Unidade IV atividade - 2b plano de aula reelaborado

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 B - Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologia ao currículo.
Cursista; Francisca Marques dos Santos Oliveira, I
Unidade Escolar; Colégio Estadual Antônio Alencar Leão
Data: 13/09/2010


Estrutura Curricular: Ensino Fundamental séries finais

Componente Curricular: Língua Portuguesa e Matemática

Tema: Produção, Interpretação, Leitura, As quatro operações, fração, simplificação, etc.

Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com essa aula?

Os educandos aprenderão ler textos com êxito, produzir com clareza e objetividade, Interpretar as quartos operações dentre outras.

Duração das atividades: Fevereiro a novembro de 2010.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Noções de leitura, produção, interpretação, tabuada, etc.


Estratégia e recurso da aula:
O Projeto Reforço Escolar acontece semanalmente com a coordenação da Orientadora Educacional Francisca Marques dos Santos Oliveira, a mesma ministra juntos com voluntários as aulas de matemática e de Língua Portuguesa.
A Coordenadora Pedagógica Itelvina Alves Ismael ministra aulas de reforço de Língua Portuguesa.

O referido projeto acontece com a participação da família,dos pais e dos alunos com dificuldade de aprendizagem; os referidos alunos são chamados gradativamente pela escola.

As tecnologias acontecem através de um cronograma, onde digitam textos, e utilizam outros programas no âmbito do projeto.

A Patrulha Escolar também participa destas ações, ajudando a escola na conscientização da família na escola.

Os Amigos da Escola colaboram também, ajudando nas aulas para os alunos com dificuldade de aprendizagem.

Percebemos que a equipe escolar participa ativamente desse processo ensino aprendizagem.

De forma contínua, como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, no desenvolvimento das aulas regulares;
De forma paralela, ao longo do ano letivo e em horários diversos às aulas vão acontecendo gradativamente.


Os conteúdos trabalhados são:

Língua Portuguesa: Produção, Leitura e interpretação.

Matemática: As quatro operações e os conteúdos da sala de aula.



Recursos complementares:

 Materiais didáticos. ( cadernos, livros, giz, quadro).

 Material humano. ( monitores/alunos).

 Tecnologia ( programas word, excel, paint e outros

 Internet


Avaliação:

A avaliação do projeto acontece semanalmente de forma oral juntamente com os monitores, onde é revisto as ações do projeto.

No final de cada ano letivo é realizada uma ficha a equipe escolar/pais/família onde os mesmos respondem avaliando o trabalho; o que precisa melhorar.

Unidade IV atividade - 2a Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista; Francisca Marques dos Santos Oliveira
Unidade Escolar; Colégio Estadual Antônio Alencar Leão
Data: 13/09/2010

A experiência de trabalhar com projetos tem mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do alunado.
Atualmente trabalho com o Projeto: “Reforço Escolar Unindo Parcerias.” “Com o objetivo de diminuir o índice de dificuldade em Língua Portuguesa e Matemática” utilizando a tecnologia como recurso, tendo como intuito abrir possibilidades de inserção dos alunos no processo de ensino aprendizagem nas atividades escolares e no mercado de trabalho.
As execuções das atividades ocorrem de acordo com o cronograma preestabelecido no planejamento. Onde o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimentos.
As atividades são focadas com a exploração das ferramentas dos softwares educativos instalado no laboratório e a utilização das diferentes ferramentas para a realização do editor de texto Word, Power Point, navegar na internet, como: pesquisas, inserir imagens, etc.
Com essas atividades dar possibilidades aos educandos de trabalhar com o desenvolvimento da leitura, escrita, atenção, e outros.
A utilização das tecnologias e mídias potencializa a construção de redes de conhecimento e comunicação, favorece uma nova visão educacional, no processo de aprendizagem, propicia o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que se possa identificar as dificuldades e os avanços dos alunos.
As monitoras (Francisca e Itelvina) trabalham semanalmente com a equipe de educandos envolvidos no projeto. A cada bimestre é realizada uma avaliação do trabalho e as estratégias são reformuladas.

Unidade IV atividade 1 - PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 1: PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Unidade Escolar: Colégio Estadual Antônio Alencar Leão

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS.
O uso da tecnologia, com certeza supera a metodologia tradicional de ensinar e aprender. O professor era conteudista, ensinava utilizando apenas os livros, o aluno não tinha nenhuma participação ativa dentro do processo.
Os educadores foram ampliando seus conhecimentos, adquirindo novos métodos, novas estratégias de ensino. Os mesmos foram conquistando seu espaço, participando, buscando e ampliando suas pesquisas, e com a continuação as barreiras foram diminuindo entre professor e aluno.
O ambasamento nas tecnologias acontecem de forma gradativa. Os mesmos buscam cada vez mais enriquecimento, contribuindo com a sua formação acadêmica e profissional.
A tecnologia amplia os conhecimentos mutuamente e as mudanças acontecem
com maiores freqüências no âmbito educacional.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 2 – Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola- Reflexão
Francisca Marques dos Santos OLiveira
CEAAL- Guaraí –TO



Planejar e executar a atividade 2 da Unidade 3 – Aula utilizando os recursos do programa TV Escola para trabalhar as atividades de Incentivo a comunicação e interação houve um grande aprendizado. A aula foi ministrada em momentos nas aulas de alguns professores de Língua Portuguesa, História, Geografia, dentre outras.
As ações foram dinâmicas, pois foram realizadas com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e do 6º ao 9º ano do Colégio Estadual Antonio Alencar Leão, onde cada aula teve a duração de (60) sessenta minutos com temas sociais, como: Interação, Violência, Relacionamentos, dentre outros. A realização foi no Laboratório de informática, com uso do computador, data show e livros.
Foi possível observar que ainda estamos distante do ideal, porém é possível envolver a todos, porém este curso as portas estão se abrindo para aulas de melhor qualidade, assim como um envolvimento maior nosso com as tecnologias.

Análise, planejamento e execução de aula com material digital

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 1 – Análise, planejamento e execução de aula com material digital
Francisca Marques dos Santos Oliveira
CEAAL- Guaraí –TO

Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental
Componente Curricular: Relações Humanas – Relacionamento/ Ética
Linguagem oral e escrita: pratica de leitura e produção textual com uso das TIC.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Reconhecer e cultivar o relacionamento humano
2) Reconhecer a necessidade da ética na vida social, familiar e profissional.
3) utilizar as TIC para realizar pesquisas e produções.
4) produzir texto utilizando o PowerPoint
Duração das atividades
1 hora/aula



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Momento de leitura utilizando livros, internet, etc.

Estratégias e recursos da aula
Motivação: Vídeos
I Momento
Apresentar aos alunos a importância do bom relacionamento, utilizando fabulas, histórias, e-mail, etc.
Tecer alguns comentários referentes aos textos em estudo, e logo após realizar uma reflexão sobre a história fazendo um paralelo com o dia-a-dia.
Realizar momentos de motivação e interação com os alunos, pais e equipe em geral.
II Momento
Conversa informal com os alunos, orientando-os como produzir um texto dissertativo no word e fazer a correção com a utilização do programa. Logo após, dividir os alunos em grupos (2 alunos por computador) para realizarem a produção textual.
Após a exposição da aula e a realização da produção textual, sortear dois grupos para apresentarem aos colegas sua produção textual usando o Data Show sob a orientação do professor. Quanto aos demais trabalhos, serão impressos e expostos no varal de textos.
Recursos Complementares
Câmera digital, impressora, data-show, som e papel sulfit


Avaliação
Ao término das atividades os alunos serão avaliados se:
- Fizeram uma produção textual e apresentação de seus trabalhos, pesquisas, etc;
- Mudanças de comportamento, postura, atitudes,
-Melhores relaciomentos, etc.

Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola- Reflexão

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
AIVIDADE 2 – Aula utilizando os recursos do Programa TV Escola- Reflexão
Francisca Marques dos Santos OLiveira
CEAAL- Guaraí –TO



Planejar e executar a atividade 2 da Unidade 3 – Aula utilizando os recursos do programa TV Escola para trabalhar as atividades de Incentivo a comunicação e interação houve um grande aprendizado. A aula foi ministrada em momentos nas aulas de alguns professores de Língua Portuguesa, História, Geografia, dentre outras.
As ações foram dinâmicas, pois foram realizadas com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e do 6º ao 9º ano do Colégio Estadual Antonio Alencar Leão, onde cada aula teve a duração de (60) sessenta minutos com temas sociais, como: Interação, Violência, Relacionamentos, dentre outros. A realização foi no Laboratório de informática, com uso do computador, data show e livros.
Foi possível observar que ainda estamos distante do ideal, porém é possível envolver a todos, porém este curso as portas estão se abrindo para aulas de melhor qualidade, assim como um envolvimento maior nosso com as tecnologias.

LIXO E NATUREZA NÃO COMBINAM

Curso: Tecnologia na Educação
Tutora: Deusiram Barros da Silva
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Unidade 3 - Atividade 1
Plano de Aula - Tema: LIXO E NATUREZA NÃO COMBINAM

Dados da Aula
TEMA: LIXO E NATUREZA NÃO COMBINAM
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as conseqüências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componente, que após termos utilizado passa a ser lixo, perdura na natureza lhe causando danos quando não é destinado aos locais corretos. Dessa forma, as crianças precisam aprender - e este é o objetivo dessas aulas, desde já, que a preservação da natureza e seu manejo são de nossa responsabilidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 02 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos.
Estratégias e recursos da aula
-As estratégias utilizadas serão: aula interativa; uso do Laboratório de Informática, filmes, músicas.
Antes da efetuação da aula:
O professor deverá, no dia que antecede estas aulas, pedir aos alunos que verifiquem o lixo de suas casas e que façam uma lista dos componentes que lá estão. Ressaltamos que, neste momento o professor estará trabalhando com a escrita de palavras (língua portuguesa), adotando assim um tipo de metodologia interdisciplinar.
Motivação:
Estando os alunos organizados no Laboratório de Informática, o professor deverá passar o vídeo (Fig.1), postado abaixo. Observamos que este vídeo é lúdico e divertido, tem duração de 0'30 segundos e versa sobre a vida dos animais marinhos que está ameaçada pelo fato de que muitas pessoas jogam lixos em lugares inapropriados (como o mar, por exemplo).
Depois de apresentar o vídeo, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles entenderam sobre o mesmo.
http://www.meioambiente1.com/lixo-ambiente.php
http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/animais_salvam_planeta/_home/index02.shtml


Avaliação:
O Professor poderá avaliar seus alunos em todos os momentos das atividades, de forma gradativa, priorizando que eles aprendam o que está sendo abordado no recurso e em todas as atividades.