terça-feira, 8 de junho de 2010

unidade 2 atividade 1 O que é hipertexto

Curso: Tecnologia na Educação
Tutora: Deusiram Barros da Silva
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Atividade 1 – O que é hipertexto ?


O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto eletrônico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa.
Este sistema global de informação pode incluir não só texto, mas também imagem, animação, vídeo, som, etc., falando-se neste caso de hipermídia.
A exibição de museus, a apresentação de materiais acadêmicos, os livros eletrônicos, os pacotes educativos, etc. são formas de hipermídia.
De notar que nem todos os textos que se encontram na Internet são necessariamente hipertextos, por exemplo, um dos formatos mais usuais para divulgação de documentos formais ou textos originais que exigem certo nível de proteção de escrita, documentos com a extensão.
Também um simples texto digitalizado com qualquer processador de texto pode ser importado para a Internet sem qualquer marca de hipertextualidade, o que acontece com a publicação on-line de dissertações, ensaios, textos de opinião,, obras completas de diferentes literaturas, etc.
Para a textualidade, não há clara diferença entre hipertexto e hipermídia, pois é possível passar com a mesma facilidade de um nível verbal para um nível não verbal. Hoje se comercializam enciclopédias multimídias, por exemplo, que ilustram facilmente este conceito.
O CD-ROM sobre Camões (Porto Editora, 1996), que contém a obra completa do Autor entrelaçada com dados sobre a vida de Camões e a sua época serve de exemplo das potencialidades conceptuais de um hipertexto. Mas uma lista telefônica, por exemplo, não pode entrar na categoria de hipertexto, por não ser possível encontrar uma relação conceptual entre as unidades básicas de informação (neste caso, os números de telefone).

Um comentário:

  1. Olá Francisca! Concerteza o hipertexto é de grande importância para nós professores como também para os alunos, pois é muito útil para nossas pesquisas e planejamentos.

    ResponderExcluir