terça-feira, 8 de junho de 2010

unidade 2 atividade 4 plano de aula

Curso: Tecnologia na Educação
Tutora: Deusiram Barros da Silva
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Unidade 2 – Internet, hipertexto e hipermídia.
Atividade – 4 Planejamento de Aula
Conteúdo – Violência na escola
Público Alvo – Ensino Fundamental de 1º ao 9º an
Autor - Liliane dos Guimarães Alvim Nunes

Comentários introdutórios ao/a professor/a:
Professor/a, a violência na atualidade tem atingido as escolas de uma forma devastadora, interferindo diretamente na condição e bem estar dos/as alunos/as e professores/as.Temos clareza de que isso é reflexo da nossa sociedade que não tem conseguido oferecer condições dignas de sobrevivência para toda a população, levando parte dela a buscar, por meio da criminalidade, oportunidades melhores de vida. Por outro lado, não podemos deixar de considerar que existem outras formas de violência na qual as pessoas são manipuladas sem que percebam, contribuindo assim para acirrar a violência presente na sociedade. Nessa aula, professor discutiremos sobre o conceito de violência simbólica (utilizado por Pierre Bourdieu, sociólogo francês) que se refere a mecanismos utilizados pelas pessoas, grupos ou instituições, e que são impostos aos indivíduos como forma de dominação e exclusão social. Conhecer o significado de tal conceito auxilia na compreensão de diversas situações do cotidiano, dentre elas algumas presentes na escola. Assim, essa aula tem o propósito de esclarecer o que é violência simbólica, para que os/as alunos/as possam aprender a identificar indícios de tal violência na sociedade para romper com a mesma. Professor/a, você poderá utilizar as aulas intituladas "APRENDENDO A LIDAR COM A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA" e "NEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, NEM VIOLÊNCIA ALGUMA: EU QUERO É PAZ" , publicadas no Portal do Professor para complementar a sua aula.
Atividade 1:
1º Momento:
Professor/a, inicie sua aula escrevendo na lousa o título dessa aula: Violência simbólica: o que é? onde está?
Logo em seguida solicite aos/as alunos/as que reflitam sobre o que está escrito e diga que irão participar de uma brincadeira chamada: tempestade de idéias. Pergunte se já ouviram o termo violência simbólica e onde. Dê abertura aos/as alunos/as para que verbalizem todas as idéias iniciais que vêm a sua mente nesse momento, como numa tempestade de idéias.
2º Momento:
Registre na lousa todas as palavras ou idéias mencionadas pelos/as alunos/as.
3º Momento:
Professor/a, converse com os/as alunos/as sobre as palavras mencionadas por eles/as e promova um debate sobre o tema baseando-se nas afirmações abaixo:
1) Violência Simbólica é uma forma de violência velada.
2) A violência simbólica é utilizada por pessoas ou grupos para dominar e excluir indivíduos.
3) Quando colocamos apelidos nas pessoas estamos praticando violência simbólica.
4) Quando excluímos as pessoas por serem diferentes, ricas ou pobres, negras ou brancas, gordas ou magras, feias ou bonitas, dentre outras características específicas de cada uma, estamos praticando violência simbólica.
5) Quando a mídia (programas de televisão, notícias de jornal e revistas, dentre outros) destaca algumas informações, como por exemplo, valoriza o consumismo desmedido e banaliza situações de pobreza, isso representa violência simbólica.
6) A violência simbólica está nas agressões psicológicas, humilhações e constrangimentos causados aos indivíduos em que a violência em si apresenta-se de forma sutil e camuflada.
4º Momento: Divida a turma em três sub-grupos e solicite aos/as alunos/as que produzam cartazes referentes à violência simbólica praticada por diferentes pessoas em diferentes espaços, a saber:
1) A violência simbólica na relação entre colegas.
2) A violência simbólica na relação entre colegas e professores.
3) A violência simbólica nas regras impostas pela escola.
Para essa atividade, os/as alunos/as deverão retomar as discussões da aula e procurar gravuras que representem a violência simbólica. Após essa etapa os cartazes deverão ser socializados e afixados na sala.
Atividade 2:
Comentário ao/a professor/a: Professor/a é fundamental levar o/a aluno/a a refletir sobre diferentes situações em que há violência simbólica e que não são facilmente percebidas. No “Debate em quadrinhos” Aline Durães cita uma crítica feita por Dioclécio Luz às histórias em quadrinhos de Maurício de Souza alertando para o fato de que as mesmas incitam as crianças a agirem de forma agressiva e a praticarem o bullying. Acesse os sites abaixo e confira tais comentários para subsidiar a realização da próxima atividade:
Debate em quadrinhos, disponível em:
http://www.olharvirtual.ufrj.br/2010/?id_edicao=288&codigo=2
Violência na Turma da Mônica, disponível em:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=578JDB009
1º momento:
Professor/a, exiba o vídeo: “Turma da Mônica em: Era uma vez”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=eDDdO-cR8is

Nenhum comentário:

Postar um comentário