quarta-feira, 15 de setembro de 2010

LIXO E NATUREZA NÃO COMBINAM

Curso: Tecnologia na Educação
Tutora: Deusiram Barros da Silva
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Unidade 3 - Atividade 1
Plano de Aula - Tema: LIXO E NATUREZA NÃO COMBINAM

Dados da Aula
TEMA: LIXO E NATUREZA NÃO COMBINAM
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as conseqüências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componente, que após termos utilizado passa a ser lixo, perdura na natureza lhe causando danos quando não é destinado aos locais corretos. Dessa forma, as crianças precisam aprender - e este é o objetivo dessas aulas, desde já, que a preservação da natureza e seu manejo são de nossa responsabilidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 02 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos.
Estratégias e recursos da aula
-As estratégias utilizadas serão: aula interativa; uso do Laboratório de Informática, filmes, músicas.
Antes da efetuação da aula:
O professor deverá, no dia que antecede estas aulas, pedir aos alunos que verifiquem o lixo de suas casas e que façam uma lista dos componentes que lá estão. Ressaltamos que, neste momento o professor estará trabalhando com a escrita de palavras (língua portuguesa), adotando assim um tipo de metodologia interdisciplinar.
Motivação:
Estando os alunos organizados no Laboratório de Informática, o professor deverá passar o vídeo (Fig.1), postado abaixo. Observamos que este vídeo é lúdico e divertido, tem duração de 0'30 segundos e versa sobre a vida dos animais marinhos que está ameaçada pelo fato de que muitas pessoas jogam lixos em lugares inapropriados (como o mar, por exemplo).
Depois de apresentar o vídeo, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles entenderam sobre o mesmo.
http://www.meioambiente1.com/lixo-ambiente.php
http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/animais_salvam_planeta/_home/index02.shtml


Avaliação:
O Professor poderá avaliar seus alunos em todos os momentos das atividades, de forma gradativa, priorizando que eles aprendam o que está sendo abordado no recurso e em todas as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário