quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Unidade IV atividade - 3 Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 4 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade 3- Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo
Cursista: Francisca Marques dos Santos Oliveira
Data: 15/09/2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de tecnologia ao Currículo

O desenvolvimento de aulas através de projetos tem maior aprendizagem, pois são planejadas conforme a real necessidade do aluno. As aulas no Laboratório de Informática são mais interessantes para todos os educandos, pois além de oferecer um leque de informações leva os alunos a interagir um com os outros e proporciona uma visão atual exigida pela sociedade.
A escola deve se reestruturar, capacitando sua equipe de educadores para o uso das tecnologias no desenvolvimento das atividades docentes em sala de aula. As aulas com projetos podem ser desenvolvidas de forma interdisciplinar envolvendo outras disciplinas do currículo.
No caso de trabalhar o gênero notícias, no momento da análise e socialização, o aluno viaja, calcula, emociona-se e assim assimila com maior facilidade, pois está diante de um recurso tecnológico atraente e inovador, facilitando o desenvolvimento das habilidades propostas saindo da rotina da sala de aula.
Currículo é o conjunto de disciplinas oferecidas de forma relacionada entre si. O uso das tecnologias além de facilitar a aprendizagem leva o aluno a interagir com os outros alunos e com a realidade da sociedade exigente e competitiva.
As tecnologias podem ser integradas ao currículo no desenvolvimento de aulas através de projetos, onde o aluno ficará diante do desafio do século XXI.
A escola deve trabalhar projetos que venham de encontro com a realidade do aluno utilizando os recursos no Laboratório de Informática, onde o mesmo poderá interagir nas diversas áreas do conhecimento.
Os educadores devem oferecer a seus educandos aulas diferentes, onde a necessidade dos alunos é o foco principal, e o processo ensino-aprendizagem, está diante de mudanças na metodologia de ensinarXaprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário